Esportes

18/11/09

Hora de jogar golfe

Todos sabem que assim como nós brasileiros, os ingleses também são apaixonados pelo bom e velho futebol, mas mesmo com toda a paixão por esse esporte, um outro se destaca também. A bola é um pouco menor, porém não menos popular. O golfe é um dos esportes mais populares na Grã-Bretanha e mesmo sendo um pouco salgado nos bolsos de quem pratica, é possível encontrar um clube de golfe em qualquer lugar da Inglaterra.

A lista de clubes de golfe por todo o país é realmente extensa, somente na capital e área metropolitana é possível encontrar mais de 50. Assim como o número de clubes, os fornecedores de equipamentos para jogadores de golfe também são muitos e nos próprios clubes também é possível encontrar lojas especializadas que vendem de tacos, bolas, taqueiras a roupas e sapatos apropriados.

Além de popular, este esporte é também muito bem organizado no Reino Unido. A Royal and Ancient Golf Club of St. Andrews, entidade organizadora, é um dos mais antigos e prestigiados clubes de golfe do mundo. A sede fica na Escócia em St. Andrews in Fife, lugar considerado como a casa do golfe. Até 2004 a Royal and Ancient Golf Club fazia parte das organizações do governo britânico, no momento faz parte de uma organização conhecida como R&A.

Hotéis e resorts especializados em golfe estão espalhados por todo o Reino Unido. Os preços são diferenciados de acordo com o luxo envolvido em cada um desses lugares. Geralmente os valores mais accessíveis estão entre 90 a 200 libras, hospedagem com café da manhã incluso mais duas rodadas de golfe, mas obviamente é possível encontrar com preços mais altos nos hotéis mais luxuosos.

Novos e inexperientes jogadores podem visitar os clubes sem o menor problema. Normalmente são recebidos bem e podem iniciar os primeiros passos com jogadores mais experientes, apesar de que em alguns clubes algumas regras ainda são seguidas à risca. O traje específico para golfe é imprescindível para jogar nesses lugares, e nisso incluem-se os sapatos.

 

Endereços úteis:

Royal Wimbledon Golf Course

29 Camp Road, Wimbledon – London – SW19 4UW

Holland Park Golf School

Holland Park, Kensington – London – W8 6LU

Richmond Park

Roehampton Gate Priory Lane, Putney – London – SW15 5JR

 

11/11/09

Rio de Janeiro se torna a primeira

cidade da América do Sul a sediar

Jogos Olímpicos

Sexta-feira, 2 de outubro de 2009. O Brasil e o mundo pararam para vê o Rio de Janeiro se tornar a primeira cidade da América do Sul a sediar os jogos Olímpicos. A Comitiva Brasileira eliminou cada um dos seus concorrentes; Chicago, Tóquio e Madri, vencendo a disputa sobre Madri com 34 votos de diferença. O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, em Copenhague, na Dinamarca.

O Brasil, já tentou por vezes organizar as Olimpíadas, em 1992, com a cidade de Brasília para os jogos de 2000; e com o Rio de Janeiro em duas tentativas em 2004 e 2012, sem obter resultado. O projeto para a organização dos jogos de 2016 está estimado em R$ 25,9 bilhões, divididas entre os governos federal, estadual, municipal e iniciativa privada.

Para a organização dos jogos o Brasil terá que resolver alguns problemas como segurança, é claro, mas tem como base,  os jogos Pan-Americanos, para não cometer os mesmo erros deste, além de melhoria no transporte público e aumento da rede hoteleira que não atendem a demanda do Comitê Olímpico Internacional.

A Comitiva Brasileira, em Copenhague, estava formada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; ex-presidente da FIFA João Havelange; Pelé; o governador e o prefeito do Rio de Janeiro, Sergio Cabral e Eduardo Paes; ministro dos esportes, Orlando Silva, entres outros. Na Dinamarca a festa foi realizada no hotel SKT Petri, quartel-general da delegação brasileira na cidade.

A festa no Brasil

Enquanto o Comitê Brasileiro trabalhava para garantir a vitória; No Rio de janeiro o clima era de festa. Foi montado um palco na praia de Copacabana com dois telões espalhados pela praia onde os cariocas puderam aguardar o resultado. Com a vitória garantida à multidão pode comemorar ao som de Lulu Santos, Grupo Revelação e a bateria da escola de samba campeã do carnaval deste ano, Salgueiro. Em Salvador, o clima de festa ficou garantido com a apresentação da Banda Olodum, durante a tarde no Pelourinho, que reuniram turistas e baianos que passavam pelo local.

Deixe um comentário