Rio de Janeiro se torna a primeira cidade da América do Sul a sediar Jogos Olímpicos

11 11 2009

Sexta-feira, 2 de outubro de 2009. O Brasil e o mundo pararam para vê o Rio de Janeiro se tornar a primeira cidade da América do Sul a sediar os jogos Olímpicos. A Comitiva Brasileira eliminou cada um dos seus concorrentes; Chicago, Tóquio e Madri, vencendo a disputa sobre Madri com 34 votos de diferença. O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, em Copenhague, na Dinamarca.

O Brasil, já tentou por vezes organizar as Olimpíadas, em 1992, com a cidade de Brasília para os jogos de 2000; e com o Rio de Janeiro em duas tentativas em 2004 e 2012, sem obter resultado. O projeto para a organização dos jogos de 2016 está estimado em R$ 25,9 bilhões, divididas entre os governos federal, estadual, municipal e iniciativa privada.

Para a organização dos jogos o Brasil terá que resolver alguns problemas como segurança, é claro, mas tem como base,  os jogos Pan-Americanos, para não cometer os mesmo erros deste, além de melhoria no transporte público e aumento da rede hoteleira que não atendem a demanda do Comitê Olímpico Internacional.

A Comitiva Brasileira, em Copenhague, estava formada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; ex-presidente da FIFA João Havelange; Pelé; o governador e o prefeito do Rio de Janeiro, Sergio Cabral e Eduardo Paes; ministro dos esportes, Orlando Silva, entres outros. Na Dinamarca a festa foi realizada no hotel SKT Petri, quartel-general da delegação brasileira na cidade.

 A festa no Brasil

Enquanto o Comitê Brasileiro trabalhava para garantir a vitória; No Rio de janeiro o clima era de festa. Foi montado um palco na praia de Copacabana com dois telões espalhados pela praia onde os cariocas puderam aguardar o resultado. Com a vitória garantida à multidão pode comemorar ao som de Lulu Santos, Grupo Revelação e a bateria da escola de samba campeã do carnaval deste ano, Salgueiro. Em Salvador, o clima de festa ficou garantido com a apresentação da Banda Olodum, durante a tarde no Pelourinho, que reuniram turistas e baianos que passavam pelo local.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: